Um dos maiores bancos do Equador encontra-se encerrado devido a ataque
Um dos maiores bancos privados do Equador, o “Banco Pichincha”, foi durante o dia de hoje forçado a fechar todas as suas plataformas online depois de um largo ataque ter sido realizado contra o mesmo.
Segundo várias fontes, o banco terá sofrido um ataque em larga escala, que colocou tanto os seus terminais de pagamento como os sistemas online inacessíveis para os clientes. Apesar de ainda se desconhecerem detalhes sobre o ataque em si, a entidade afirma que desligou as suas infraestruturas como forma de evitar que possíveis dados fossem comprometidos.
No entanto, este encerramento dos sistemas tem vindo a causar vários problemas para os clientes do mesmo, que agora estão impossibilitados de utilizar as suas caixas de multibanco, bem como as plataformas online – que se encontram ainda inacessíveis.
Em comunicado, enviado para alguns dos clientes e de forma interna, a entidade afirma que as suas infraestruturas tiveram de ser desligadas devido a um “problema técnico”, sem adiantar detalhes sobre o ataque. De notar que a inacessibilidade começou a ser verificada no início do fim de semana, o que indica que o ataque pode ainda estar a ser realizado ou investigado.
Apesar de se desconhecerem detalhes sobre o ataque, acredita-se que o mesmo pode ter derivado de um ataque de ransomware. A confirmar-se, é possível que informação interna do banco tenha sido comprometida. Por enquanto ainda se desconhece se os dados dos clientes podem ter sido afetados.