União Europeia contra-ataca Apple sobre adoção do USB-C como padrão

cabo USB-C

Durante o mês passado a Comissão Europeia anunciou a proposta de criar um padrão de carregamento para os smartphones, que neste caso seria a adoção do USB-C como ligação padrão para todos.

Para a maioria dos fabricantes de dispositivos Android, isto não será propriamente um problema, já que todos os dispositivos mais recentes usam este género de ligação. Mas o caso muda de figura com a Apple, que ainda usa o seu padrão proprietário Lightning.

Na altura em que a proposta foi apresentada, a Apple alegou que a mesma iria causar a estagnação na inovação do mercado. No entanto, parece que estas declarações não desmotivaram muito as ações pretendidas pelas autoridades.

Anna Cavazzini, executiva do comité de proteção dos direitos dos consumidores, deixou claras críticas contra a ideia da Apple, alegando que a proposta pretende criar um padrão para toda a industria, e que se surgir um género de ligação que seja efetivamente melhor que o USB-C, as regras podem ser ajustadas.

Ainda não é claro como a proposta apresentada se iria adaptar para o caso de surgir um padrão melhor. No entanto, é certo que a transição para o USB-C deverá ser algo que irá ser feito de forma duradoura, e parece que a Apple não vai ter muito poder de decisão se realmente for adotado.