MSEdgeRedirect: para quando realmente não pretenda abrir o Edge
Um dos problemas do Windows 10 e 11, sobretudo para quem não use o Edge, encontra-se na forma como os links de várias funcionalidades do sistema são abertos. Sempre que o utilizador acede a um link de algo associado ao Windows – como é o caso dos Widgets – o navegador aberto é o Edge.
Isto acontece mesmo que tenha outro navegador instalado no sistema e como padrão. Isto acontece porque a Microsoft usa um link especial para abrir determinados conteúdos apenas no Edge – o microsoft-edge://.
Ferramentas como o EdgeDeflector permitiam contornar este problema, basicamente abrindo os links no navegador favorito do utilizador. No entanto, as mais recentes versões do Windows 11 parecem ter deixado de lado esta capacidade.
A Microsoft começou a bloquear a capacidade de outros programas para além do Edge abrirem os links “Microsoft-edge://”. Basicamente, isto deixa de lado a capacidade de programas como o EdgeDeflector funcionarem, já que não podem ser configurados para os links.
No entanto, existe uma alternativa: o MSEdgeRedirect. Este programa possui algumas diferenças, e deve ter em conta as mesmas caso realmente o pretenda usar. Ao contrário do que acontece com o EdgeDeflector, o MSEdgeRedirect permanece sempre ativo em segundo plano no sistema, como uma app.
Quando é detetado que o utilizador se encontra a aceder a um link Microsoft-edge://, invés de abrir o Edge, o programa redireciona o mesmo para o navegador padrão do utilizador. Este método é consideravelmente mais difícil para a Microsoft de bloquear, mas ao mesmo tempo também necessita que a app esteja ativa em segundo plano todo o tempo – o que consome mais recursos.
Infelizmente, neste momento será o único programa que funciona nas recentes versões do Windows 11, para evitar que o Edge seja aberto sempre que aceder a um link da Microsoft. O download pode ser feito a partir do GitHub.