AMD Ryzen 7000 e novas arquiteturas podem ser reveladas em breve

AMD processador e ventoinha

A AMD pode estar a preparar-se para lançar uma nova arquitetura de processadores, focada em rivalizar diretamente com os mais recentes processadores da Intel.

Segundo os detalhes agora revelados pelo leaker Enthusiast Citizen, a AMD pode estar a trabalhar numa nova geração de processadores, que vai contar com as mais recentes inovações da empresa. A nova família de processadores seria apelidada de “Renoir X”, “Vermeer X” e “Raphael”.

Começando pelos “Renoir X”, estes chips seriam os modelos de entrada para desktop, produzidos em 7nm e com a arquitetura Zen 2, sendo o foco criar uma rivalidade com os modelos também baratos da linha Alder Lake da Intel. Esta linha deve ser a conhecida “Ryzen 5” ou “Ryzen 3”, com modelos mais focados no preço final.

No entanto, o leaker também revelou alguns detalhes sobre o Ryzen 7000 “Raphael” com arquitetura Zen 4. Esta será a nova linha de processadores da empresa, e o foco da mesma para o próximo ano.

Esta nova arquitetura deverá suportar placas X670 e B650 com PCI Express de 5ª geração e o suporte aos novos módulos de memória RAM DDR5 — deixando de lado, no entanto, o suporte ao DDR4.

É também possível que a AMD venha a usar a Samsung para a produção dos novos chips Ryzen, tendo em conta que a empresa recentemente enfrentou alguns problemas com a TSMC.