Cruz Vermelha confirma roubo de dados sobre 515.000 pessoas à procura de ajuda

Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha confirmou ter sido a mais recente vítima de um ataque, onde os atacantes terão roubado informação associada a 515.000 pessoas num dos programas de ajuda da entidade.

O programa em questão, o “Restoring Family Links”, foca-se em tentar reunir familiares separados durante situações de guerra ou desastres naturais. De acordo com a ICRC, os dados que terão agora sido roubados foram reunidos de 60 países diferentes onde a rede da Cruz Vermelha atua diretamente.

Ainda se desconhecem detalhes técnicos sobre o género de ataque que a organização foi alvo, mas a maior preocupação de momento encontra-se sobre os dados que podem ter sido acedidos, os quais incluem informação potencialmente sensível de pessoas que já se encontravam em sofrimento e altamente vulneráveis.

No comunicado público da organização, a mesma apela para que os atacantes não publiquem, forneçam ou vendam os dados que foram roubados. A organização afirma que ainda se desconhece quem terá realizado o ataque.

Robert Mardini, diretor geral da ICRC, apela para que os atacantes não distribuam os conteúdos, que podem causar ainda mais danos e prejuízos para quem já se encontra em sofrimento. A maioria dos dados dizem respeito a participantes no programa, na sua maioria em países pobres e com sérias dificuldades.

Até ao momento ainda não existe confirmação que os dados tenham sido revelados publicamente, e também não foi feita nenhuma reivindicação sobre a origem do ataque. De momento, o site dedicado para a participação neste programa encontra-se inacessível.

De notar que este website era também utilizado para permitir a recolha de informação para ajudar a reunir familiares ou conhecidos em ambientes de tragédia, portanto o ataque terá tido impacto igualmente nesta atividade.