Intel Arc Alchemist vai ter suporte a Resizable BAR no Linux
Para quem esteja interessado em adquirir as novas Intel Arc Alchemist, e se encontre sobre o sistema Linux, existem agora algumas novidades interessantes. Parece que as novas placas da Intel vão suportar a tecnologia Resizable BAR sobre o Linux.
O Resizable BAR é uma tecnologia que permite otimizar o uso das memórias nas placas gráficas, até agora usada em modelos recentes de placas da Nvidia e AMD.
No entanto, parece que a Intel também pretende integrar essa tecnologia nas suas gráficas, sobretudo com foco para o Linux. Isto porque, de forma recente, surgiram mudanças no Kernel do Linux que indicam a possibilidade da empresa estar a integrar essa função.
Segundo a edição feita no código do kernel, parece que a Intel se encontra a testar a integração da tecnologia, permitindo que uma parte da memória fique disponível para uso pelo CPU – para as restantes tarefas do sistema – e a outra parte seja usada como memória adicional para as placas da Intel.
Tendo em conta que esta alteração foi lançada para o Linux 5.17, é possível que a tecnologia venha a surgir no futuro para o Linux 5.18.