ProtonMail começa a bloquear píxeis “espião” dos emails

ProtonMail

Existem várias formas de uma mensagem de email ser usada para saber as atividades dos utilizadores, por vezes mais do que se pensa. Com recurso a pequenas imagens pixel, quem envia uma mensagem de email pode rapidamente saber várias informações sobre o “outro lado” – incluindo se a pessoa viu ou abriu a mensagem, quantas vezes, o IP da ligação, entre outros dados.

A pensar na privacidade, o ProtonMail agora revelou que vai integrar uma nova funcionalidade nativa no seu cliente de email, bloqueando os conhecidos “píxeis espião” de serem carregados. Esta funcionalidade bloqueia automaticamente imagens de pixel que sejam usadas para tracking.

Quando uma mensagem é recebida numa conta do ProtonMail, o cliente evita que os píxeis sejam carregados, e informa os utilizadores que a mensagem de email possui os mesmos. Obviamente, ainda é possível ao utilizador permitir que esse conteúdo seja carregado para um contacto específico, mas esta ação fica dependente das escolhas de cada um.

exemplo do bloqueio de tracking protonmail

A funcionalidade encontra-se ativa por padrão para todos os utilizadores do ProtonMail na plataforma web, e espera-se que seja integrada também nas aplicações para dispositivos móveis durante as próximas semanas.