Elon Musk ativa serviço do Starlink sobre a Ucrânia após pedido
A crise que se vive entre a Ucrânia e a Rússia tem vindo a causar graves problemas sobre a forma como os cidadãos e autoridades podem aceder à Internet. As comunicações encontram-se consideravelmente vulneráveis ou escassas em alguns casos.
Este terá sido um dos motivos que levou Mykhailo Fedorov, primeiro-ministro adjunto e chefe da pasta de transformação digital ucraniana, a realizar um pedido diretamente a Elon Musk, de forma a disponibilizar a internet do Starlink na Ucrânia – algo que, até agora, não se encontrava disponível.
Nas mensagens, Fedorov comenta que, enquanto os foguetes da SpaceX se encontram a aterrar com sucesso do espaço, o povo ucraniano encontra-se a ser alvo de mísseis russos. Na mensagem foi ainda deixado o apelo para que fossem fornecidas estações da Starlink à Ucrânia.
A mensagem parece ter sido ouvida, sendo que alguns minutos depois Elon Musk confirmou que iria ativar o serviço do Starlink na Ucrânia, além de se encontrar a doar postos de acesso para as autoridades no pais.
Esta medida será ainda mais importante, tendo em conta que a Starlink é uma empresa sediada nos EUA. Ou seja, apesar de o governo russo estar certamente a tentar destabilizar o ataque feito sobre a internet na Ucrânia, para realizar a mesma medida sobre a Starlink estaria diretamente a atacar uma empresa sediada nos EUA, o que poderia ter consequências mais graves.