Facebook Reels chega oficialmente a Portugal
O Facebook Reels encontra-se agora disponível em 175 países, incluindo em Portugal, permitindo aos criadores de conteúdos terem novas formas de partilhar os seus conteúdos na plataforma. Até agora o Reels apenas se encontrava disponível para os utilizadores no Instagram.
Neste momento, o vídeo representa quase metade do tempo que as pessoas passam no Facebook, e o Reels é o formato de conteúdo da Meta que mais cresce no Facebook e no Instagram. Nesse sentido, a empresa está focada em tornar o Reels a melhor maneira de os criadores serem descobertos, se conectarem com o público e ganharem dinheiro. E, para o público, pretende-se que seja uma experiência divertida, fácil de encontrar, e de partilhar conteúdo relevante.
Desde que foi lançado nos EUA, criadores como Kurt Tocci (e o seu gato Zeus) partilham sketchs de comédia; a escritora Andrea Gibson recita poesia; o casal nigeriano-americano Ling e Lamb experimentam novos alimentos; e a dançarina Niana Guerrero recria as danças do momento com o #ZooChallenge.
A Meta está focada em criar oportunidades para os criadores rentabilizarem os seus Reels. O ‘Reels Play bonus program’, parte de um investimento de mil milhões de dólares para criadores, é um programa que paga aos criadores elegíveis mais de 35 mil dólares por mês com base nas visualizações dos Reels.
Este “bónus” tem ajudado criadores como Jason the Great e Tasha Caroline a financiar Reels, e a explicar que tipo de conteúdos funcionam melhor no Facebook. Nos próximos meses, a Meta vai expandir o ‘Reels Play bonus program’ a mais países, de forma a mais criadores serem remunerados por criarem Reels que são apreciados pelas suas comunidades.
Partindo da experiência do Facebook em ajudar os criadores a diversificar a rentabilidade do conteúdo, a empresa também está a criar novas opções de monetização sustentáveis para o Facebook Reels através da partilha de receitas de anúncios, e suporte dos fãs.
Estão a ser expandidos os testes de anúncios de sobreposição no Reels – anúncios que remetem a ações ou links externos – para todos os criadores dos EUA, Canadá, e México, e para os restantes países nas próximas semanas. Por agora são dois formatos: anúncios de banner que aparecem como uma sobreposição semitransparente na parte inferior do anúncio; e anúncios com sticker, que são uma imagem estática que pode ser colocada em qualquer local do Reel. Estes anúncios com interrupções mínimas permitem que os criadores ganhem uma parte da receita do anúncio.
Depois das ferramentas que foram anunciadas no ano passado, agora os criadores de todo o mundo também vão poder aceder a:
- Remix: Crie seu próprio Reel acompanhado por um Reel existente e partilhado publicamente no Facebook. Ao criar um Remix, está a criar um Reel que inclui todo ou parte do Reel de outro criador.
- Reels de 60 segundos: Crie Reels com duração de 60 segundos.
- Rascunhos. Em breve, vai ser possível criar um Reel e escolher para salvar como rascunho, no botão ‘Salvar’.
- Video Clipping: Nos próximos meses, a Meta planeia lançar ferramentas de recorte de vídeo, que vão facilitar a publicação de vídeos gravados ao vivo ou em formato longo.
Os Facebook Reels vão estar no Feed, Grupos, e Watch. Quando se vê um Reel, pode seguir-se o criador diretamente, reagir, comentar, ou partilhar com os amigos.