Portugal levanta algumas das restrições à COVID-19
Durante o dia de hoje foi realizada uma nova reunião do Conselho de Ministros, de forma a verificar a possibilidade de alterar as medidas de combate à pandemia e ao COVID-19.
Apesar de ainda existirem números elevados nas tabelas oficiais, as autoridades de saúde e o governo encontram-se agora a preparar para aliviar algumas das medidas que tinham vindo a ser aplicadas.
De acordo com a ministra Mariana Vieira da Silva, existem indícios de que a pandemia se encontra a abrandar em Portugal, embora ainda existam dados que preocupam as autoridades, como é o exemplo número de mortes diárias.
Todas as restrições da pandemia devem ser aliviadas quando se atingir o limiar das 20 mortes a 14 dias por um milhão de pessoas. Neste momento, os dados apontam que o valor encontra-se em cerca de 63.
Com isto em mente, a partir de hoje deixam de se aplicar as seguintes regras:
- Confinamento e contactos de risco (mantém-se apenas para testes positivos);
- Recomendação de teletrabalho;
- Exigência de certificado digital, exceto no controlo fronteiriço;
- Limites de lotação em estabelecimentos comerciais;
- Exigência de teste negativo para acesso a grandes eventos, recintos desportivos, bares e discotecas.
No entanto, ainda vão ser mantidas algumas das normas que tinham vindo a ser estabelecidas dos últimos tempos. Entre estas encontra-se a obrigatoriedade de apresentação de um teste negativo à COVID, exceto para portadores de certificado de recuperação ou de certificado de vacinação completa com dose de reforço, para visitas a lares e a pacientes internados.