Sites do governo da Ucrânia e entidades bancárias alvo de ataques DDoS
No meio de tensões apertadas entre a Ucrânia e a Rússia, foi recentemente confirmado que vários websites associados ao governo ucraniano estão a ser alvo de largos ataques de DDoS. Os ataques parecem estar focados sobre sistemas do governo e também de várias entidades bancárias.
Segundo o portal NPR, o ataque tem vindo a causar falhas no acesso a determinados sistemas desde o início do dia de hoje. No entanto, ainda se desconhece a origem destes ataques ou as reais intenções do mesmo.
O site do Ministério da Defesa da Ucrânia foi um dos afetados, tendo ficado inacessível durante várias horas. As entidades bancárias Privatbank e Oschadbank, duas das maiores na região, também tiveram vários dos seus sistemas atacados.
Apesar de se desconhecer a origem dos ataques, os mesmos surgem na mesma altura que o governo dos EUA estaria a alertar para possíveis ataques digitais originários da Rússia contra diversas infraestruturas críticas ucranianas – como sistemas de comunicações e bancários – antes de uma possível invasão.
Segundo o portal Cloudflare Radar, existem várias fontes que estão atualmente a gerar tráfego potencialmente malicioso para a Ucrânia.
A partir do Twitter, o Ministério da Defesa da Ucrânia informou que se encontra a receber um elevado volume de tráfego nos seus sistemas, que se encontra a causar sobrecargas. Vários meios de imprensa locais também apontam que fontes do governo estão a indicar que vários sistemas estão sobre fortes ataques DDoS.
De relembrar que, até ao momento, não existe confirmação sobre a origem destes ataques.