Apple favorece disponibilizar atualizações a quem procura manualmente
A maioria dos utilizadores apenas instalam atualizações nos seus dispositivos quando os mesmos notificam para tal. Nos dispositivos da Apple a situação não é diferente, com a grande maioria a instalar atualizações apenas quando a Apple notifica para tal pelo sistema OTA.
No entanto, a própria empresa acredita que este método pode não ser o mais recomendado para todos os utilizadores, e que muitas atualizações são fornecidas até mesmo antes de uma notificação ser efetivamente enviada para os equipamentos.
Segundo o portal MacRumors, Craig Federighi, diretor do departamento de engenharia da Apple, muitas das atualizações do iOS são fornecidas silenciosamente pelo sistema OTA, e apenas são recebidas nos dispositivos quando os utilizadores pesquisam manualmente pelas mesmas – ou quando passa algum tempo para o sistema notificar e verificar automaticamente.
O mesmo afirma que algumas atualizações podem ser instaladas com quase um mês de antecedência a serem efetivamente notificadas para os utilizadores, caso os mesmos pesquisem manualmente pela existência.
É ainda referido que a Apple disponibiliza as atualizações em “vagas”, mas que os primeiros utilizadores a receberem as atualizações tendem a ser aqueles que constantemente procuram manualmente por atualizações – já que são também os mais propícios a quererem essas atualizações de imediato.
Existem dois motivos principais pelos quais a Apple não fornece as atualizações ao mesmo tempo para todos os utilizadores. O primeiro será que, tal medida, poderia drasticamente sobrecarregar os sistemas da empresa – afinal de contas, se todos os iPhones no mundo recebessem a notificação para atualizar ao mesmo tempo, isso iria levar a um volume elevado de acessos aos sistemas da Apple.
Outro motivo será que a empresa pode, desta forma, controlar a disponibilidade da atualização e detetar eventuais problemas. Se, por algum motivo, uma atualização estiver a causar um volume elevado de erros, a empresa pode colocar a mesma em pausa para os utilizadores não a receberem.