Autoridades norte-americanas consideram a Kaspersky um risco de segurança nacional
As autoridades norte-americanas encontram-se a deixar, mais uma vez, o alerta sobre a empresa Kaspersky, considerado a mesma como um potencial risco para a segurança norte-americana. A empresa foi recentemente adicionada na lista de empresas vigiadas pela FCC, nos EUA, devido a encontrar-se sediada na Rússia.
A decisão encontra-se sobretudo associada com o facto que a Kaspersky Labs encontra-se sediada na Rússia, e como tal possui ligação direta com o governo Russo, o qual nos últimos tempos tem vindo a sofrer várias pressões de diferentes mercados devido à sua invasão da Ucrânia.
A inclusão da Kaspersky nesta lista indica que a empresa se encontra proibida de receber o suporte da FCC pelo Universal Service Fund. De momento a empresa ainda pode vender os seus produtos e serviços no pais, mas é importante relembrar que a mesma já teria sido banida do uso de dispositivos associados com o governo norte-americano faz alguns anos.
As autoridades consideram que esta medida irá proteger os utilizadores e as infraestruturas do pais de possíveis ataques de espionagem do governo Chinês e Russo, através do uso de empresas sediadas localmente.