Criadores do TikTok Russos estaria a ser pagos pelo governo para divulgar propaganda
A propaganda Russa é bem conhecida dentro do pais como uma forma de tentar enganar a população sobre o que realmente se encontra a acontecer sobre a Ucrânia, e afeta uma vasta quantidade de pessoas que apenas recebem as suas fontes de informação dos meios controlados diretamente pelo governo.
E agora surgem informações que existe a possibilidade de o TikTok estar a ser usado também como meio de propagação destes conteúdos, com criadores russos a serem pagos para divulgar desinformação pelo governo russo.
De acordo com o portal Vice News, foi revelado que existem criadores de conteúdos na Rússia, focados no TikTok, que se encontram a ser pagos pelo governo para propagar uma narrativa diferente sobre a invasão.
Segundo a publicação, os criadores pagos para esta tarefa são adicionados num telegram privado do governo russo, por onde são enviados comunicados que devem ser lidos pelos mesmos para a sua comunidade. Estes criadores são depois pagos pela propagação das mensagens nas suas contas.
As mensagens partem de propaganda russa, com desinformação sobre a Ucrânia e vários outros aspetos da invasão. Aparentemente o bloqueio recente do TikTok à publicação de vídeos russos não terá afetado a divulgação destes conteúdos, sendo que os mesmos continuam a ser publicados.
Curiosamente, desde que a investigação foi feita, o canal do Telegram focado na propagação destes conteúdos aparenta ter sido encerrado, e muitos dos vídeos – embora não todos – que foram partilhados sobre este formato também terão sido removidos.
O TikTok, por sua vez, confirma que te vindo a tomar medidas para quem tenta contornar as regras ou propagar desinformação sobre a plataforma, sobretudo nestas alturas mais críticas.