Empresa nos EUA pretende criar a primeira lente de contacto inteligente
Uma nova startup sediada em Silicon Valley revelou durante esta semana que se encontra bastante perto de criar o que pode ser considerado o primeiro protótipo de uma lente de contacto capaz de fornecer informações diretamente para o utilizador.
Esta lente possui um pequeno painel que pode ser usado para apresentar informações ao utilizador, como é o caso de direções ou informações rápidas. O ecrã e as suas funcionalidades podem ainda ser controladas diretamente pelo movimento dos olhos.
Enquanto que óculos são vistos como um meio essencial para a Realidade Aumentada, a empresa Mojo Vision acredita que usar lentes de contacto para tal será consideravelmente mais simples e benéfico para os utilizadores.
Ainda deve demorar algum tempo até que versões comerciais do dispositivo comecem a ser vendidas no mercado, mas os primeiros passos para tal devem começar em breve a ser realizados.
A própria Mojo afirma que as unidades que se encontram em desenvolvimento devem ser vistas apenas como um “teste”, e não algo próximo de um produto final. No entanto, para o futuro, o objetivo da empresa passa por desenvolver um sistema que possa ser usado para casos específicos, onde é necessário fornecer informação rápida – como é o caso de atletas ou funcionários de determinados setores.
A empresa espera ainda criar um dispositivo que, além de poder ser vendido no mercado, tenha ainda a aprovação da FDA nos EUA para ser considerado seguro de ser usado.
O dispositivo conta com um pequeno painel construído com sensores, capazes de identificar os movimentos oculares dos utilizadores, juntamente com um ecrã monocromático verde, que será onde surgem as informações necessárias.