Facebook e Instagram aliviam restrições sobre mensagens de ódio contra a Rússia

O Facebook e o Instagram, face à recente invasão da Ucrânia pela Rússia, terá começado a remover algumas das restrições relativamente às suas regras contra mensagens de ódio na plataforma, quando focadas para a Rússia e os seus dirigentes.

O caso começou por ser reportado pela agência Reuters esta semana, citando documentos internos da Meta em como a empresa iria suavizar algumas das suas regras sobre discursos de ódio, tornando os mesmos mais permissivos quando direcionados contra Putin e a Rússia.

Os documentos terão sido depois confirmados por um porta-voz da empresa, que terá confirmado que a Meta e as suas plataformas iriam tornar as restrições menos penalizantes – embora conteúdos que apelem a violência contra o povo russo ainda sejam considerados como proibidos.

Com esta medida, mensagens que incentivem a morte de soldados russos ou do presidente russo irão começar a ser permitidas dentro da plataforma, mas não contra outras entidades ou a população em geral.

É importante relembrar que o governo Russo bloqueou o Facebook a semana passada, juntamente com várias outras entidades onde estariam a ser partilhadas informações sobre a guerra da Rússia.