Firefox realiza tracking dos utilizadores logo no download do instalador
O Firefox prima por ser um navegador focado na privacidade, embora algumas das ações do mesmo sejam vistas com alguns olhos críticos pela comunidade. E um dos exemplos pode encontrar-se até mesmo no momento em que se carrega no botão de descarregar o instalador pelo site.
Os utilizadores que descarreguem o instalador do Firefox pelo website oficial recebem um ficheiro que será único. Isto levanta algumas questões a nível da privacidade, já que cada ficheiro que seja descarregado conta com um pequeno identificador que, teoricamente, pode ser usado para monitorizar os utilizadores.
Este identificador encontra-se associado com cada ficheiro gerado de instalação do Firefox, e é enviado para a empresa quando o utilizador realmente instala o navegador. Isto levanta questões sobre a possibilidade da entidade poder saber exatamente qual a instalação e qual o utilizador – conjugando os dados também recolhidos dentro do próprio Firefox.
Esta alteração parece ter sido implementada o ano passado, como forma de a Mozilla usar os seus dados estatísticos para melhorar o Firefox. Embora não existe nada contra o uso de dados analíticos para melhorar o navegador, o utilizador necessita de consentir esse uso, e neste caso o consentimento está a ser dado com o simples ato de descarregar o instalador.
Existem, no entanto, formas dos utilizadores evitarem ter este ID de tracking recolhido, embora não sejam propriamente simples de usar. Um dos exemplos passa por usar o repertório da Mozilla diretamente, invés de se usar o website. Isto permite descarregar o instalador sem qualquer ID de tracking na instalação.