Google afirma que resultados de pesquisa são mais relevantes nos últimos anos

A Google continua a ser um dos motores de pesquisa mais usados a nível mundial, e uma das tarefas do mesmo passa por manter os resultados de pesquisa relevantes para aquilo que os utilizadores procurem.

A empresa foca-se consideravelmente em fornecer resultados que sejam adaptados ao que os utilizadores realmente pretendam. Afinal de contas, não iria ser propriamente um motor de pesquisa se formos pesquisar por “fogo” e os resultados forem “água”.

Na escala de uma plataforma como a Google, todas as pesquisas possuem impacto. Mas a empresa revelou agora que o número de resultados irrelevantes nas pesquisas caiu mais de 50% nos últimos anos.

De acordo com um recente relatório citado por Danny Sullivan, a qualidade das pesquisas da Google tem vindo a melhorar consideravelmente nos últimos anos, ao ponto que nos últimos sete anos foram reduzidos em mais de 50% os resultados irrelevantes para as pesquisas de determinados termos – e a tendência seja para que tal venha a melhorar ainda mais no futuro.

No entanto, um problema que ainda se encontra a afetar a plataforma continua a ser a publicidade. Apesar de não existir nada de mal em usar o motor de pesquisa para a publicidade diretamente, ao mesmo tempo os resultados misturados com a publicidade faz com que muitas vezes os utilizadores acabem enganados sobre o link onde carregam –  e não são novos os casos onde a publicidade da Google é usada para distribuir malware ou esquemas maliciosos pelos anúncios de pesquisa para certos temas.