Intel estaria a pressionar fabricantes para adotarem o DDR5
Apesar de o padrão de memórias DDR5 estar atualmente no mercado, a sua utilização ainda é consideravelmente reduzida, em parte porque o preço das mesmas ainda é superior ao das memórias DDR4, e apenas os utilizadores mais entusiastas realmente possuem interesse em optar por essa tecnologia.
No entanto, novas informações apontam que a Intel encontra-se a realizar esforços para tentar que a tecnologia seja cada vez mais implementada, ao ponto de pressionar os fabricantes de motherboards a tal.
Segundo o portal TechPowerUp, a Intel teria como objetivo implementar mais as memórias DDR5 no mercado, ao ponto que se encontra a pressionar os fabricantes para que adotem cada vez mais a tecnologia. Acredita-se que a empresa iria aumentar a pressão com a chegada dos novos chipsets 700, os quais vão suportar de forma dedicadas as DDR5.
Apesar de não se prever que, para os consumidores, estes venham a ser diretamente obrigados a usar as memórias DDR5 no futuro, ainda mais tendo em conta que os próximos lançamentos previstos da Intel devem ainda manter a compatibilidade com o DDR4, espera-se que no futuro isso venha a alterar-se.
Segundo o portal TechPowerUp, um dos motivos para a Intel estar a pressionar o uso de memórias DDR5 encontra-se sobre a UEFI. Quando a mesma necessita de conter código para DDR4 e DDR5, isso complica drasticamente o suporte da mesma, além de complicar também o desenvolvimento do código da UEFI em geral, em comparação com o manter apenas suporte para uma tecnologia.
É importante relembrar que, neste momento, estamos numa fase de transição do DDR4 para DDR5, e embora não se espere que a Intel venha a abandonar a tecnologia anterior de memórias de um momento para o outro, eventualmente a tecnologia deverá ser descontinuada, com novos modelos de chips a chegarem ao mercado com suporte apenas para os módulos mais recentes.