Portal de torrents russo bloqueia-se a si mesmo devido à invasão da Ucrânia
Várias empresa e plataformas online têm vindo a aplicar medidas contra a Rússia devido à invasão por parte da mesma da Ucrânia, com bloqueios dos mais variados sentidos e sanções. E parece que nem mesmo as plataformas do pais estão interessadas em ajudar o mesmo face a toda a situação.
Faz alguns anos que o portal de torrents RuTracker encontrava-se bloqueado na Rússia. Este portal era conhecido por facilitar a distribuição de conteúdos de filmes e séries para utilizadores, na sua grande maioria que acediam a partir da Rússia.
O portal terá sido bloqueado pelas autoridades do pais, tendo assim permanecido durante vários anos. No entanto, recentemente vários utilizadores na Rússia confirmaram que o portal estaria novamente acessível, sem grande justificação do motivo para tal.
Ao que parece, depois de seis anos bloqueado, o RuTracker voltou a ficar disponível na Rússia. As autoridades parecem ter removido o bloqueio por lapso, sendo que o portal voltou a ficar disponível para acesso pela internet local, algo que não passou despercebido da população local.
Os acessos ao mesmo, entre 6 e 7 de Março, aumentaram quase 40%. No entanto, esta medida terá sido de pouca dura. Não porque as autoridades voltaram a bloquear o portal, mas porque os próprios administradores do mesmo decidiram bloquear todos os acessos feitos a partir da Rússia, derivado da invasão da Ucrânia.
Além disso, os administradores do portal afirmam que não pretendem colocar em risco a segurança dos utilizadores russos que possam aceder ao portal sem uma proteção adequada, e que podem ter os seus dados comprometidos por tal.
Durante alguns dias o RuTracker esteve também com as cores da bandeira da Ucrânia no seu logótipo, demonstrando mais uma vez o apoio do pais e contra a invasão da Rússia.