Sistemas de GPS no Android vão ficar mais precisos com esta tecnologia
O Google Maps é, possivelmente, uma das aplicações de mapas mais usadas no mercado. Estando disponível em praticamente todos os dispositivos Android, e também para iOS, é sem dúvida uma das melhores formas de se obter direções para diferentes locais.
No entanto, para quem faça uso do mesmo, brevemente poderá sentir melhorias na forma como a aplicação localiza os utilizadores. Pelo menos para quem tenha dispositivos com os mais recentes processadores Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm.
Segundo o comunicado da Qualcomm, a empresa irá começar a melhorar o sistema de Trimble RTX (Real Time eXtended) GNSS, uma tecnologia que se encontra nos chips mais recentes da entidade e que fornece consideráveis melhorias para a localização nos dispositivos que façam uso do processador.
O RTX GNSS – não confundir com as placas RTX da Nvidia – permite obter uma localização mais precisa usando os dados de GPS nos dispositivos, algo que os programadores podem depois tirar proveito para melhorar a localização nas suas apps.
A empresa afirma que o RTX GNSS possui uma precisão de 3 metros, o que será cerca de cinco vezes mais do que a precisão obtida pelos sistemas regulares de GPS.
Além disso, este sistema pode trazer melhorias não apenas para smartphones, mas também para outros dispositivos que venham a suportar a mesma, como é o caso de sistemas de GPS dedicados.
Alem do Google Maps, também aplicações como o Uber e Lyft podem beneficiar consideravelmente do uso desta tecnologia, sobretudo em áreas consideravelmente movimentadas ou com diversos objetos em redor, onde a precisão seria uma forte ajuda.
A RTX GNSS deve começar a ser disponibilizada para os utilizadores de dispositivos com o Snapdragon 8 Gen 1, incluindo modelos como o Samsung Galaxy S22 e OnePlus 10 Pro. Também deverá encontrar-se disponível no futuro para dispositivos com chips da linha Snapdragon 888.