Sites na Ucrânia registam largo aumento de ataques desde o início da guerra
Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, a guerra tem vindo a verificar-se não apenas no mundo real, mas também no mundo digital. E os dados comprovam que o número de ataques realizados a sites ucranianos aumentou consideravelmente desde o início da mesma.
Segundo os dados da empresa Wordfence, que se encontra a ser usado em mais de 8320 sites WordPress associados com entidades na Ucrânia, desde o início dos conflitos que o número de ataques aos mesmos aumentou drasticamente.
Apenas no dia 25 de Fevereiro a entidade registou mais de 144.000 ataques contra sites em plataformas ucranianas. Uma grande maioria dos ataques parecem focados no setor da educação, com sites de entidades educacionais a terem recebido 209.624 ataques entre 25 e 27 de Fevereiro.
No total, cerca de 30 sites de universidades e escolas na Ucrânia foram alvo de ataques de larga escala, alguns dos quais tendo mesmo sido totalmente prejudicados ou colocados “offline”. É importante notar que a Wordfence apenas considera os ataques que foram realizados para exploração de falhas no software, e não as tentativas de login via brute-force ou ataques DDoS, que certamente seriam em números superiores.
Para ajudar os operadores de sites na Ucrânia, a empresa decidiu fornecer a sua plataforma de inteligência em tempo real para todos os websites na Ucrânia – algo que normalmente apenas se encontra disponível para contas premium do serviço. O objetivo será tentar evitar a realização dos ataques, obtendo informação em tempo real para travar os mesmos.