Vítima do ransomware Lockbit estima 42 milhões de dólares em perdas
Não existem dúvidas que o ransomware continua a ser um dos maiores problemas dos últimos tempos, sendo que várias empresas têm vindo a ser afetadas pelo mesmo. Normalmente existem dois caminhos para recuperar os conteúdos ou evitar que os mesmos fiquem disponíveis publicamente: ou se paga o resgate, ou recupera-se o conteúdo de backups.
Nem todas as empresas pagam o valor do resgate, mas isso não impede que os custos de recuperar o ataque seja avultados. A empresa Atento, um fornecedor de serviços CRM, revelou recentemente os seus relatórios financeiros relativos a 2021, e onde surgem mais de 42.1 milhões de dólares sobre perdas associadas com um ataque ransomware que a empresa sofreu esse ano.
Este valor corresponde a cerca de 34.8 milhões de dólares associados com as perdas de receitas do ataque, juntamente com 7.3 milhões para mitigar o mesmo. Dentro destes valores encontram-se ainda as medidas adicionais de segurança que foram adotadas pela empresa para melhorar a sua infraestrutura.
Neste caso, a empresa foi alvo de um ataque pelo ransomware LockBit, o qual é conhecido por roubar os dados das vítimas, para além de os encriptar, no objetivo de mais tarde partilhar a informação roubada publicamente. Os ficheiros da empresa ainda se encontram disponíveis no site do grupo, o que indica que o resgate não terá sido pago pela mesma.