Vodafone, MEO e NOS vão deixar de transmitir canal russo RT

Seguindo a decisão da Comissão Europeia, a Vodafone, MEO e a NOS confirmaram que vão deixar de transmitir os canais russos RT (Russia Today) e RT Documentary.

Em causa encontra-se a recente decisão tomada pela União Europeia, de bloqueio destes canais russos em território europeu, nomeadamente sobre a RT e a agência Sputnik. O regulamento europeu entrou hoje em vigor, sendo que a medida começa agora a ser tomada de forma imediata por praticamente todas as operadoras.

Na altura em que a proposta foi apresentada, Thierry Breton, comissário europeu para o Mercado Interno, afirmou no Twitter que “Não há lugar no nosso espaço digital para a propaganda de guerra da Rússia”.

De relembrar que já outras plataformas começaram durante esta semana a aplicar medidas contra as duas entidades. A Google terá bloqueado os canais da RT e Sputnik no YouTube, deixando os mesmos de ser apresentados para utilizadores na União Europeia. Além disso, também o Facebook confirmou que iria bloquear as páginas associadas com estas duas entidades na sua plataforma.