Windows 11 22H2 já se encontra disponível: conheça as novidades!
A Microsoft já disponibilizou a nova versão do Windows 22H2 sobre o programa Insider, para quem esteja sobre o canal Beta ou Dev. Esta nova versão conta já com algumas das novidades que a empresa possui nos planos para os próximos meses.
Uma das primeiras mudanças pode ser vista logo no menu inicial do sistema, que agora permite uma melhor organização dos conteúdos. É possível agrupar diferentes ícones dentro de “pastas”, que podem conter vários conteúdos diferentes e atalhos.
Este sistema funciona de forma similar ao que se encontrava no menu do Windows 10. Certamente que alguns vão considerar esta novidade bem vinda, organizando os conteúdos melhores nesta secção.
Além disso, para quem esteja sobre o canal Dev, este conta ainda com melhorias de otimização que o devem tornar mais estável e com animações mais fluidas – sobretudo em comparação com o que se encontrava nas ultimas builds do Windows 11.
A barra de tarefas também recebeu melhorias, tendo agora suporte ao arrastar e largar sobre mesma, bem como melhorias na adaptação para diferentes formatos de ecrã – sobretudo para uso em tablets ou similares.
Nestes dispositivos foram ainda feitas melhorias no controlo dos gestos e ações pela mesma.
O Explorador de Ficheiros do sistema também recebeu novidades, contando agora com pequenas imagens de pré-visualização dos conteúdos que se encontram dentro de uma pasta. Existe também uma maior integração com o OneDrive – para quem faça uso da plataforma.
Por fim, foram ainda feitas várias melhorias visuais no sistema, com o maior destaque a ser a chegada do novo Gestor de Tarefas, que agora conta com um novo visual e suporte ao modo escuro do sistema.
Foram feitas ainda mais correções e melhorias para integrar o Fluent Design e suporte ao Mica em diversas janelas e áreas do sistema. O teclado virtual do Windows também pode agora ser personalizado diretamente das configurações do sistema.
A nível da acessibilidade, o Windows 11 conta agora com as Live Captions, que permite gerar automaticamente legendas para os conteúdos que são apresentados no ecrã. De momento este sistema apenas se encontra disponível para idiomas em Inglês, mas deve abranger mais no futuro.
Obviamente, esta versão conta ainda com melhorias a nível da estabilidade, correções de erros e melhorias de desempenho. Para os utilizadores que estejam no programa Insider, e dentro dos canais Beta ou Dev, podem desde já atualizar para a versão mais recente a partir do Windows Update.