Continente Online continua inacessível seis dias depois do ataque

No passado dia 30 de Março começaram os problemas para a plataforma do Continente, da MC Sonae. Subitamente, o site de uma das maiores cadeias de supermercados em Portugal ficou inacessível, no que mais tarde se veio a confirmar ter sido derivado de um ataque informático.

O ataque terá afetado tanto a plataforma online da empresa como também o sistema de cartões continente. Apesar de o ataque ter ocorrido no dia 30 de Março, seis dias depois ainda não existe uma informação concreta sobre o que aconteceu, tanto que as plataformas também continuam inacessíveis.

Quando se tenta aceder ao site do Continente Online, o mesmo apresenta apenas uma mensagem a indicar que se encontra “temporariamente indisponível”. Também nas lojas ainda não é possível realizar compras usando o cartão Continente.

Nas plataformas sociais da entidade a mesma não deixa qualquer menção relativamente ao incidente, nem mesmo ao facto que o site se encontra indisponível, embora ainda continue a realizar publicações de outros conteúdos na normalidade.

mensagem no site do continente

O TugaTech tentou contactar a MC Sonae, mas até ao momento ainda não obtivemos qualquer resposta, tanto sobre o ataque inicial como mais informações posteriores.

Ao Observador, a entidade afirma que se encontram a ser repostos os serviços de forma progressiva, e que as lojas do grupo ainda continuam a funcionar. No entanto, estas informações não clarificam detalhes sobre o ataque, a origem do mesmo ou se existem dados dos clientes que podem ter sido comprometidos.

De relembrar que o Continente Online é uma das maiores plataformas de retalho a nível nacional, sendo que permite aos clientes realizarem as compras pelo mesmo. A plataforma conta a possibilidade de os utilizadores realizarem as encomendas dos seus produtos, e como tal, existe um vasto conjunto de informação pessoal e sensível nestes sistemas.

Além disso, existe ainda a informação associada com os próprios Cartões Continente, que será também um dos sistemas afetados tendo em conta a indisponibilidade do serviço.

Até ao momento ainda não se sabe se algum dos dados dos clientes da plataforma poderá ter sido comprometido. A falta de comunicação da entidade não ajuda a obter informações sobre este caso também.

É importante notar que nem todos os ataques resultam em roubo de dados. No entanto, a falta de informação será o principal problema que existe nesta situação, mesmo que as investigações do incidente ainda estejam a ser realizadas. Até ao momento, também nenhum grupo ou entidade terá assumido a autoria do ataque publicamente.