Facebook pode não ter controlo sobre os dados dos utilizadores

O Facebook tem vindo a ser criticado por várias entidades devido às suas medidas de privacidade para com os utilizadores. No entanto, apesar de todas as promessas da rede social, ainda assim parece que a mesma não se encontra pronta para corrigir os problemas – ou sequer possui a capacidade de tal.

Recentemente foi revelado um novo documento interno do Facebook, que demonstra que nem mesmo a empresa possui controlo sobre os dados que são usados dentro da mesma, e a forma como estes são usados por terceiros.

O documento foi escrito por engenheiros internos do Facebook, analisando as questões de privacidade associadas com o sistema de publicidade da empresa. O objetivo desta equipa será criar relações entre as empresas e os utilizadores da plataforma.

Esta é a mesma equipa que é responsável por desenvolver o longo sistema de publicidade do Facebook, que é também um dos pontos chave para as receitas da empresa. O relatório aponta como a empresa controla os dados e privacidade dos utilizadores face às regulamentações em diversos países, mas não aponta boas ideias sobre como o sistema se encontra atualmente a funcionar.

De acordo com os engenheiros, o Facebook parece ter problemas em controlar como a informação dos utilizadores é processada a nível da privacidade e face às regulamentações existentes.

Os engenheiros referem que o Facebook não consegue, de forma coerente, coordenar a forma como os dados dos utilizadores são usados e os propósitos dos mesmos, apesar de as entidades reguladoras apontaram que deve ser exatamente isso a ser feito.

Os próprios engenheiros da plataforma estão a referir que se torna consideravelmente mais complicado de gerir todas a regras necessárias para controlar os dados dos utilizadores, e que isso pode ser uma tarefa praticamente impossível de ser realizada nos dias de hoje, tendo em conta as medidas que são necessárias de aplicar em todos os locais.

O documento refere mesmo um exemplo para clarificar o quanto difícil é gerir esta tarefa. Se imaginarmos que temos um frasco de tinta na mão, que corresponde a todos os dados dos utilizadores, e o colocarmos sobre um lago, a tinta vai espalhar-se praticamente sem controlo pela água. É praticamente impossível levar a mesma para todo o local que se pretende, ou até mesmo voltar a colocar a tinta dentro do frasco.

Fazendo a analogia com a tinta, isto indica que é praticamente impossível para o Facebook controlar a forma como os dados são distribuídos ou acedidos por terceiros e até mesmo internamente. Enquanto isso, o Facebook continua a indicar que está a trabalhar em ferramentas para dar mais controlo sobre a forma como os dados são utilizados, e também mais controlo para os utilizadores sobre como estes podem aceder a essa informação e controlar o destino da mesma.