Google Play Store vai apresentar dados recolhidos pelas aplicações
A Google encontra-se a disponibilizar a nova funcionalidade de privacidade para a Play Store, que vai permitir aos utilizadores verificarem o que cada aplicação recolhe dos dispositivos e dados dos mesmos.
Esta novidade já se encontrava em desenvolvimento faz alguns meses, mas vai agora começar a chegar para todos os utilizadores. A mesma foca-se em fornecer mais detalhes sobre o que cada aplicação recolhe a nível de dados pessoais dos utilizadores e dos seus dispositivos, e para que fins.
Os programadores podem colocar as informações que são recolhidas em detalhe, juntamente quais os dados que são partilhados com terceiros. Espera-se que esta seja mais uma forma de permitir mais controlo sobre a privacidade na altura de instalar uma nova app da Play Store.
Os utilizadores podem ainda pressionar as diferentes opções de recolhas para obterem mais informações detalhadas sobre o que será recolhido ou partilhado com terceiros.
Esta novidade encontra-se a ser disponibilizada de forma gradual na Play Store para alguns utilizadores, sendo que ainda deverá demorar algumas semanas a chegar a todas as contas. Já para os programadores, estes podem a partir de hoje especificar o que as suas aplicações recolhem – caso ainda não tenham feito. Esta medida necessita de ser aplicada até 20 de Julho de 2022.
Mais detalhes sobre a implementação deste novo sistema podem ser verificados no artigo de ajuda da Google criado para o efeito.