Google vai permitir limitar publicidade sobre perda de peso, encontros e parentais
A Google revelou que vai aplicar novas regras de controlo da publicidade que é apresentada para alguns utilizadores, sendo possível limitar anúncios associados com alguns temas.
Atualmente já é possível limitar o formato de publicidade e o tema da mesma que surge para alguns utilizadores, em temas que são considerados “sensíveis”, como é o caso de bebidas alcoólicas. No entanto, a Google vai agora expandir essa medida para mais categorias.
Dentro das novas categorias encontram-se a publicidade a conteúdos parentais, gravidez, perda de peso e encontros. Os utilizadores podem marcar as categorias que pretendam bloquear, o que irá impedir que publicidade dentro destes temas seja apresentada na rede de anúncios da Google.
De notar que este sistema apenas se aplica à publicidade na rede da Google, e não vai limitar os resultados que são apresentados nas pesquisas do motor de busca da empresa, ou sobre outros serviços. No entanto, a Google pode expandir essa medida no futuro.
Segundo o comunicado da empresa, esta medida pretende ser uma forma da Google dar mais controlo aos utilizadores sobre o género de publicidade que podem ver online, e como forma de bloquear temas que podem não ser os mais adequados para quem veja essa publicidade.
É importante relembrar que a publicidade direcionada tem, por norma, a tendência a ser bastante intrusiva com base nas atividades dos utilizadores online. Em certas situações, no entanto, esta pode mesmo considerar-se prejudicial para alguns utilizadores sobre os mais variados temas.