Intel vai lançar novo processador com 56 cores e 350W de TDP

A Intel continua a liderar o mercado dos servidores, embora a AMD tenha vindo a ganhar bastante popularidade nos últimos anos. No entanto, a equipa azul parece focada em tentar obter o máximo de exposição possível para os seus mais recentes processadores no mercado.

De acordo com os mais recentes rumores, a Intel encontra-se a desenvolver a próxima geração de processadores Xeon, que devem ser integrados na linha de processadores focados para centros de dados. Estes novos processadores teriam o nome de “Sapphire Rapids”, e apesar de ainda não terem sido oficialmente confirmados pela Intel, já surgem em rumores pela internet.

Espera-se que estes novos modelos venham a ser revelados ainda este ano, possivelmente na mesma altura que a empresa espera revelar os Raptor Lake para o restante mercado. Acredita-se que os mesmos sejam fabricados no processo de 7 nm, e devem contar com um total de 56 cores e 112 threads, com um TDP máximo de 350W.

imagem de teste ao processador intel

De notar, no entanto, que a BIOS das motherboards pode estender o TDP para os 764W, valor que pode ser obtido em tarefas de processamento AVX-512. De acordo com as imagens reveladas sobre o processador, este conta ainda com 112MB de cache L2 e 105MB de cache L3.

A Intel deve ainda revelar modelos com 64GB de memoria HBM2e integrada a ser usada como cache L4. O processador conta com um clock base de 1.9 GHz, com o boost nos 3.3GHz – embora possa atingir os 3.7GHz em modo single core.

De notar que a imagem diz respeito a uma unidade de testes do processador, portanto os valores ainda podem ser ligeiramente alterados para a versão final a chegar ao mercado. Ainda se desconhecem datas concretas de lançamento, embora se acredite que o mesmo seja lançado este ano.