Microsoft Edge é agora o segundo navegador mais usado no desktop
Faz alguns dias que foram revelados os dados mais recentes sobre a adoção do Windows no mercado, que revelaram que o Windows 11 praticamente não ganhou mais quota durante o mês de Março de 2022 no mercado.
No entanto, no que respeita aos navegadores, a história é um pouco diferente. Isto porque existem algumas mudanças interessantes, e a favor da Microsoft.
De acordo com os dados mais recentes da Statcounter, o Microsoft Edge é atualmente o segundo navegador mais usado no mercado dos desktops. Durante o mês de março o navegador da Microsoft conseguiu ultrapassar a popularidade do Safari da Apple em ambiente de Desktop, ficando assim em segundo lugar na tabela.
Atualmente o Edge conta com uma quota de 9.65% no mercado, cerca de 0.05% acima do que foi registado no mês anterior. Já o Safari atinge os 9.56%, o que corresponde a uma queda de 0.21% em comparação com o mês anterior.
Obviamente, o Chrome continua na liderança, sendo o navegador mais usado com 67.29% de quota no mercado, mais 2.4% em comparação com o mês anterior. O topo da tabela é composto da seguinte forma:
- Google Chrome: 67.29%
- Microsoft Edge: 9.65%
- Apple Safari: 9.56%
- Mozilla Firefox: 7.57%
- Opera: 2.81%
No entanto, se tivermos em conta os valores englobando o mercado dos desktops e smartphones, existem novamente algumas mudanças. Neste caso o Safari volta a colocar-se na segunda posição, com o Edge a surgir em Terceiro.
- Google Chrome: 64.53% (+1.75)
- Apple Safari: 18.84% (-0.46)
- Microsoft Edge: 4.05% (-0.01)
- Mozilla Firefox: 3.4% (-0.81)
- Samsung Internet: 2.82% (+0.05)
O Edge tem vindo a ganhar uma forte popularidade no ambiente de desktop, em parte devido ao incentivo da Microsoft para que o mesmo seja usado, sobretudo nas recentes versões do Windows 11. Nos smartphones este ainda possui um uso reduzido devido ao próprio facto de ser algo “novo” neste mercado.