Pesquisa indica que existe mais gente no Windows XP que no Windows 11
O Windows XP foi certamente um sistema operativo que marcou a geração, e durante anos foi um dos sistemas mais usados do mundo – até mesmo depois de perder o suporte oficial da Microsoft.
E mesmo agora, numa altura em que o Windows 11 está a ser apelidado como o “futuro” para a empresa, existem dados que apontam que ainda existem mais utilizadores na versão descontinuada do Windows XP do que na recente versão do sistema.
De acordo com uma pesquisa feita pela entidade Lansweeper, os dados apontam que existem mais utilizadores sobre o Windows XP do que propriamente sobre o Windows 11. A empresa indica que o Windows 11 encontra-se presente em 1.44% dos computadores no mercado, enquanto que a versão mais antiga do sistema ainda se encontra em 1.71% de todos os dispositivos a nível mundial.
A liderar a tabela, no entanto, ainda se encontra o Windows 10, com um total de 80.34% de instalações em sistemas no mercado. Os dados também apontam que o Windows 7 ainda se encontra com um bom índice de 4.70%, seguindo-se o Windows 8 com 1.99%.
Se tivermos estes dados em conta, isto indica que ainda existe mais gente a usar o Windows XP do que as recentes versões do Windows 11, isto apesar de todos os incentivos para que o sistema fosse deixado de ser usado.
Curiosamente, os dados também apontam algumas versões mais antigas ainda do Windows, anteriores mesmo ao XP. Neste caso, o Windows 2000 ainda se encontra em 0.15% dos sistemas, e o Windows Vista em 0.04%.
Um dos principais motivos pelos quais o Windows 11 pode ter uma adoção mais lenta no mercado deve-se, sobretudo, aos elevados requisitos necessários para a sua instalação. Esta é uma das principais críticas apontadas ao sistema, mesmo que existam formas de contornar tal medida.