Twitch pode vir a pagar ainda menos aos criadores de conteúdos

Twitch jogador em live streaming

Os criadores de conteúdos para o Twitch poderão brevemente ter novas mudanças sobre os seus planos de monetização. Isto porque a maior plataforma de live streaming do mundo encontra-se a preparar alterações na forma como realiza os pagamentos aos criadores.

De acordo com o portal Bloomberg, o Twitch encontra-se a preparar para implementar um novo sistema de publicidade na plataforma, que vai apresentar mais anúncios nas transmissões em direto, ao mesmo tempo que os criadores de conteúdos também recebem menos pela publicidade e subscrições.

No novo plano, a empresa iria reduzir a percentagem que os criadores recebem das subscrições dos atuais 70% para cerca de 50%. Devem ainda ser criados diferentes patamares de publicidade para cada criador, conforme estes consigam atingir determinadas metas, com incentivos para quem forneça mais publicidade aos utilizadores não subscritos.

No entanto, apesar de os criadores terem menos possibilidades de ganhos, ao mesmo tempo esta nova reestruturação também poderá permitir mais liberdade para os criadores. Algumas fontes apontam que os parceiros do Twitch poderão vir a ter a possibilidade de realizar as suas transmissões em mais plataformas para além do Twitch. Como exemplo, poderão usar serviços como o Facebook Gaming e o YouTube para chegarem até mais utilizadores.

Apesar de a plataforma de live streaming não comentar as indicações, é importante ter em conta que as mesmas partem apenas de rumores, e portanto podem ser modificadas a qualquer momento.

Estas novas medidas são uma forma da empresa tentar gerar mais receitas sobre os seus criadores, e aumentar os seus lucros no final, com o objetivo de também satisfazer a empresa mãe – a Amazon.

A ideia de reduzir os ganhos para os criadores pode, no entanto, ser arriscada, mesmo que isso venha com o beneficio de os criadores terem mais liberdade para os seus conteúdos. Ainda existem muitos problemas que a plataforma necessita de resolver, e existem cada vez mais criadores a abandonar o serviço por outros em plataformas rivais.