Amazon encerra plataforma de estatísticas Alexa
O nome “Alexa” pode ser mais conhecido nos dias de hoje como o assistente virtual da Amazon, no entanto, este nome foi bastante popular desde 1996, antes de ter sido adquirido também pela Amazon em 1999 para algo ligeiramente diferente.
O portal web da Alexa era uma plataforma que prometia analisar os websites pela internet, avaliando o seu ranking de popularidade e comparando o mesmo com outros. Basicamente, seria uma plataforma que prometia ser o Google Analytics da internet, antes mesmo da Google ter lançado a sua plataforma dedicada.
Os dados permitiam avaliar os diferentes websites pela internet, e analisar a sua popularidade sobre os mais variados termos. Apesar de o projeto ter-se mantido vivo desde 1996, chegou agora oficialmente ao fim. Tal como a Amazon já tinha confirmado, o portal web da Alexa foi encerrado a 1 de Maio, deixando de ser possível aceder aos conteúdos do mesmo.
A confirmação do encerramento tinha sido feita em Dezembro de 2021, e agora chega a data para tal, marcando o fim de quase 25 anos de historia online. O portal apresenta atualmente uma mensagem a informar do fim do projeto.
O acesso a dados do mesmo ainda se mantém disponível até dezembro de 2022, via API, altura em que também esta informação será removida. Os dados que ainda se encontram sobre a plataforma não vão estar disponíveis nem serão atualizados durante este período.
Não existe uma razão clara pela qual a Amazon decidiu encerrar o Alexa. Talvez seja porque o nome está agora associado com o assistente virtual da empresa, ou talvez a plataforma já não teria a mesma relevância que antigamente para a internet atual – e os dados do próprio portal também confirmavam que este tinha vindo a perder relevância nos últimos anos.
Ainda assim, será o fim de um marco para a historia da Internet que certamente muitos webmasters utilizaram durante a sua estadia online.