AMD revela novos processadores Ryzen 5000 C
Depois de revelar a linha de processadores Ryzen 6000, a AMD parece agora focada para uma nova vertente, com a revelação oficial da linha Ryzen 5000 C. Estes novos processadores são baseados na arquitetura Zen 3 e focados para sistemas Chromebook.
Os mesmos surgem como sucessores dos Ryzen 3000 C, sendo que prometem oferecer consideráveis melhorias de desempenho, pensadas para os Chromebooks mais recentes no mercado.
Segundo o comunicado da empresa, foram revelados novos modelos dentro da linha Ryzen 7,5 e 3, cada um adaptado para as diferentes necessidades de hardware e com desempenhos diferentes entre si. Como seria de esperar, a linha Ryzen 3 será focada para os modelos de entrada, com o desempenho mais reduzido, mas também o preço mais em conta.
O Ryzen 7 5825C será o modelo topo da linha, contando com 8 cores e 16 threads, e um TDP final de 15W. Conta ainda com 8 cores de GPU e uma cache de 20MB.
Abaixo deste encontra-se o Ryzen 5 5625C, com 6 cores e 12 threads, mantendo o TDP de 15W e 7 cores de GPU. Junta-se ainda o Ryzen 3 5425C e o 5125C, que são focados para dispositivos de entrada de gama.
Segundo a AMD, estes novos processadores são capazes de fornecer até 67% de melhorias a nível de desempenho e 85% em desempenho gráfico, em comparação com a geração anterior. Já a nível da autonomia das baterias, a AMD refere que os novos modelos serão capazes de fornecer até 97% de melhores resultados que a competição.
Quanto à disponibilidade, a empresa afirma que os novos processadores irão começar a chegar em futuros Chromebooks de alguns dos principais fabricantes no mercado. Não foram avançados, no entanto, detalhes de quando isso irá acontecer.