Bing revela dados sobre links removidos das pesquisas

O Bing pode não ser o motor de pesquisa favorito de muitos, no entanto, a plataforma ainda continua a ser utilizada em vários formatos para realizar pesquisas diariamente – nem que seja por utilizadores que estejam no Windows e pretendam realizar pesquisas rápidas pelas ferramentas no mesmo.

Como tal, será também importante analisar como a plataforma gere a transparência relativamente aos conteúdos acessíveis nesta.

De acordo com os dados mais recentes revelados pela Microsoft, a empresa terá removido do Bing mais de 143 milhões de links associados a sites piratas durante todo o ano de 2021. Estes links terão sido removidos sobre os vários pedidos DMCA que a plataforma recebeu neste período.

De acordo com o relatório de transparência da empresa, cerca de 99% dos pedidos de remoção de links enviados para o Bing foram considerados válidos e removidos das pesquisas. Este valor representa um ligeiro aumento face aos 125 milhões registados durante o ano de 2020.

Mesmo que o Bing ainda possua uma margem de utilização consideravelmente inferior em comparação com outras alternativas no mercado, é importante realçar que as informações do mesmo são usadas por outros motores de pesquisa alternativos, como é o caso do DuckDuckGo, Brave Search, Yahoo, entre outros.

Portanto, estas informações removidas terão certamente impacto em outras plataformas que usam os dados do motor de pesquisa da Microsoft para apresentação de resultados.