Dispositivo é capaz de identificar cancro da pele em 20 segundos
Um grupo de cientistas da Stevens Institute of Technology (SIT), em Nova Jersey, nos Estados Unidos, revelaram ter desenvolvido um novo dispositivo que é capaz de identificar cancro da pele com extrema precisão e de forma menos invasiva.
Segundo o estudo realizado pelos investigadores, o dispositivo possui uma eficácia de 97% na deteção do tecido associado ao cancro da pele, sendo que a tecnologia usada para o mesmo é algo parecida com o que se encontra nos scanners de segurança dos aeroportos.
A ligação entre os dois pode parecer estranha, mas a verdade é que a tecnologia funciona, e os investigadores comprovam que pode ajudar a identificar rapidamente casos de possíveis cancros.
Num conjunto de 71 pacientes analisados com 136 lesões cutâneas suspeitas, o dispositivo comprovou-se com uma eficácia de 97% das lesões – sejam elas benignas ou malignas.
O dispositivo é capaz de apresentar os resultados em apenas 20 segundos, consideravelmente mais rápido do que os exames necessários atualmente para identificar o mesmo género de casos.
O objetivo dos investigadores passa agora por tentar reduzir o custo de produção do dispositivo, e tornar o mesmo mais portátil.