El Salvador sofre consequências de adotar Bitcoin como moeda oficial
El Salvador foi o primeiro país a aceitar o bitcoin como a sua moeda legal, e com o recente crash que o mercado tem vindo a enfrentar, o pais também se encontra a verificar as consequências dessa medida.
Na última semana, o valor de praticamente todos os mercados de criptomoedas, onde se inclui o bitcoin, caiu consideravelmente. E isso tem vindo a refletir-se também nas finanças de El Salvador, que sofreram fortemente com estas quedas. Apesar disso, o governo local não parece preocupado com a situação – e na verdade, terá mesmo aproveitado a queda.
Segundo as autoridades locais, El Salvador terá aproveitado a queda de valor do bitcoin para comprar 500 unidades de bitcoin, mesmo que o valor da criptomoeda esteja em queda considerável nos últimos dias.
El Salvador encontra-se atualmente avaliado com a classificação de CCC pelos mercados económicos e pela Fitch Ratings, o que o coloca em risco de ser bloqueado das negociações nos mercados internacionais derivado do elevado risco financeiro do pais.
A adoção do Bitcoin foi uma medida bastante contestada por várias entidades, e o próprio FMI recomendou a El Salvador reverter a decisão para evitar uma crise futura.