Google Assistente testa alteração automática de senhas comprometidas
O Google Chrome integra um conjunto de funcionalidades focadas em proteger as senhas dos utilizadores, e uma delas encontra-se na capacidade de informar sobre senhas que tenham sido comprometidas nas mais variadas plataformas online.
E agora, esta funcionalidade acaba de receber ainda mais melhorias, sendo que se encontra em testes uma nova funcionalidade para o Google Assistente que, sobre certas plataformas, poderá permitir ao assistente realizar a mudança da senha de forma automática.
Usando esta nova funcionalidade, quando forem identificadas senhas inseguras ou comprometidas em plataformas que suportem a mudança direta da senha, os utilizadores podem pedir ao Google Assistente para realizar automaticamente essa alteração.
De acordo com o editor Max Weinbach, o Assistente informa quando são identificadas senhas comprometidas, dando a opção de alterar as mesmas automaticamente, usando o assistente. Feito isto, os utilizadores são direcionados para o site correto onde devem alterar a senha, e a partir dai podem colocar uma nova ou permitir que o Google gere uma de forma aleatória.
O Assistente, neste caso, trata da alteração automaticamente, sendo gerada a senha usando o Gestor de Senhas do Chrome, e guardada diretamente na conta.
De momento a funcionalidade parece limitada apenas a um pequeno conjungo de sites que suportam esta alteração, mas certamente a lista deve expandir-se nos próximos tempos. O objetivo será claro: facilitar o mais possível a capacidade de se modificar senhas comprometidas, para também garantir a segurança das contas dos utilizadores pela Internet.