Google processada devido às alterações nas políticas de pagamento da Play Store
A Google encontra-se a ser processada pela Match Group, nos EUA, derivado das novas regras de pagamentos associadas à Google Play Store.
Para quem não conhece, a Google alterou recentemente as regras relativamente aos pagamentos in-app de apps na Google Play Store, sendo que todas as apps necessitam agora de usar o sistema de pagamentos da empresa – o que implica também uma comissão de 30% nas compras feitas.
A Match Group alega que a Google encontra-se a violar várias regras de anti-competição no mercado ao forçar os programadores a usarem os seus sistemas de pagamentos dedicados da própria empresa, deixando de fora a possibilidade de usar sistemas de terceiros. A empresa criou mesmo um website focado contra a Google neste sentido.
Em causa encontra-se o facto que a Google teria informado a Match Group que esta poderia usar o seu próprio sistema de pagamentos in-app, mas que com estas novas regras tal não será possível. Além disso, a empresa alega que a Google encontra-se a colocar em intermédio nos pagamentos entre os utilizadores e as empresas, invés de permitir que as entidades possam processar diretamente os pagamentos que pretendem.
Este processo é o primeiro a surgir contra a empresa derivado das novas alterações das regras, e surge depois de várias críticas pelos programadores das novas medidas – e que estão a forçar muitas entidades a alterarem a forma como os seus pagamentos in-app são realizados.
Ainda de forma recente a Amazon decidiu remover todas as compras in-app da sua plataforma de serviços como o Kindle, Prime Vídeo e Music, entre outros.