Microsoft coloca “Quick Assist” na Microsoft Store e enfurece administradores
Durante o mês passado, a Microsoft decidiu colocar a aplicação “Quick Assist”, usada para assistência remota em sistemas Windows, sobre a Microsoft Store. Esta medida pretendia ser uma forma da empresa centralizar as suas apps diretamente na loja de aplicações.
No entanto, parece que a medida não foi muito bem vista pela comunidade de administradores de sistemas, que rapidamente começaram a apontar as falhas desta medida.
Para quem desconhece, o “Quick Assist” trata-se de uma aplicação dedicada da Microsoft que permite aos administradores de sistemas acederem rapidamente ao computador dos utilizadores via o Ambiente de Trabalho remoto. Esta aplicação é bastante útil para utilizadores em redes locais ou empresas, já que permite realizar algumas ações remotamente e de forma simples e rápida.
No entanto, na sua migração para a Microsoft Store, os administradores de sistemas foram rápidos a identificar alguns problemas com essa medida. para começar, a nova versão requer que os utilizadores tenham permissões de administração local para a instalação, algo que pode não ser possível em todos os ambientes – sobretudo empresariais.
Além disso, os utilizadores que tenham a versão antiga instalada no sistema, vão passar com esta mudança a ter as duas apps instaladas no sistema operativo – ou seja, tecnicamente irão ter duas aplicações para o mesmo fim, sendo uma instalada manualmente e outra a partir da Microsoft Store.
Em resposta, a Microsoft afirma que ainda se encontra a trabalhar para melhorar o funcionamento da app, e que algumas mudanças devem chegar em breve. A aplicação foi colocada na Microsoft Store sobretudo para ser mais rapidamente fornecida atualizações para a mesma por parte da Microsoft.