Nvidia multada por não revelar as vendas para o mercado de mineradores de criptomoedas
As autoridades dos EUA acabam de aplicar uma multa à Nvidia por, alegadamente, a empresa não ter revelado o número de placas gráficas que foram vendidas a mineradores de criptomoedas.
A SEC, segundo revela o portal The Verge, terá multado a Nvidia em 5.5 milhões de dólares, por esta não ter conseguido demonstrar quantas das suas placas foram vendidas para mineradores de criptomoedas desde que as mesmas começaram a tornar-se mais populares no mercado.
Em causa encontra-se o facto que a Nvidia pode ter enganado os investidores da empresa, ao indicar que estaria a verificar um considerável aumento das receitas sobre a sua divisão de jogos, quando na verdade o crescimento foi sentido devido ao mercado das criptomoedas – que é consideravelmente mais volátil, não apenas no valor das moedas digitais, mas também das vendas finais de hardware para o mesmo.
Os relatórios financeiros da empresa, de 2018, apontam que a Nvidia registou um crescimento considerável das receitas relacionadas com as vendas de gráficas para o mercado dos jogos, o que coincide com a mesma altura em que o mercado global das criptomoedas também começou a verificar um forte crescimento.
A SEC afirma ainda que a Nvidia optou por não revelar os dados das vendas, não tendo admitido nem negado as acusações, mas que decidiu assinar um acordo para pagar a multa de 5.5 milhões e dar o caso por encerrado junto das autoridades.