Supercomputador Frontier torna-se o mais rápido do mundo
O supercomputador “Frontier”, que possui na sua base processadores AMD EPYC, encontra-se agora oficialmente como um dos supercomputadores mais rápidos no planeta.
Este encontra-se no Oak Ridge National Laboratory, sendo que é capaz de atingir uma capacidade de processamento em torno dos 1.102 exaflops, mais do que o dobro do desempenho que se encontrava no recordista anterior, o Fugaku.
Este é também o primeiro sistema que é capaz de ultrapassar a escala do exaflop para a capacidade de processamento total.
Forrest Norrod, diretor e vice presidente executivo do departamento de soluções para Datacenters da AMD, revelou em comunicado que o coração de todo este desempenho encontra-se sobre as novas gerações de processadores AMD EPYC, usadas no equipamento.
Além de fornecer um excelente desempenho, este supercomputador é também um dos mais eficientes a nível energético, com um total de 62.68 gigaflops/watt de eficiência, usando um rack com processadores de terceira geração AMD EPYC e aceleradores AMD Instinct MI250x.
Esta capacidade de processamento vai começar a ser disponibilizada para alguns investigadores na área cientifica até ao final do ano, mas a AMD espera fornecer o mesmo em formato público até finais de 2023.