Windows 11 vai passar a obrigar ao uso de contas da Microsoft
Faz algum tempo que a Microsoft tem vindo a incentivar (ou antes, forçar) os utilizadores do Windows 11 a terem de usar uma conta da empresa para usarem o sistema operativo. E com as futuras atualizações parece que a tendência será tornar isso uma obrigatoriedade para todos os utilizadores.
Na próxima grande atualização do Windows 11, conhecida como 22H2, todos os utilizadores vão passar a ser obrigados a criar uma conta da Microsoft para poderem instalar o sistema operativo. Esta medida vai afetar não apenas o Windows Home, como também a versão Pro – que até agora ainda permitia a instalação sem contas da empresa.
A única versão que não será afetada por esta medida é a Enterprise, que se foca sobretudo a empresas e não aos consumidores em geral.
Com esta obrigatoriedade, os utilizadores vão passar a necessitar de registar uma conta da Microsoft, ou a realizarem o login nas mesmas, sempre que instalarem o sistema, ficando de lado a possibilidade de criar uma conta local ou em modo “offline”.
De notar que, ao usar a conta da Microsoft, a empresa ativa igualmente algumas funcionalidades adicionais no sistema, como é o caso da sincronização de ficheiros pelo OneDrive. A ligação à Internet vai ser também obrigatória para instalar o sistema operativo, não apenas para levar ao uso da conta, mas também para que o sistema descarregue todas as atualizações durante a instalação.
É também importante notar que a atualização 22H2 será considerada uma grande evolução para o sistema, contando com várias novidades e melhorias, bem como as tradicionais correções de bugs.