Windows XP sobre um processador a 1 MHz: como se aguenta?
Em 2001 a Microsoft lançava no mercado o que viria a ser um dos seus sistemas operativos mais reconhecidos, o Windows XP. Este ainda se encontra na mente de muitos utilizadores, nem que seja pela nostalgia do sistema.
No entanto, o utilizador NTDev decidiu colocar o sistema com mais de duas décadas à prova, colocando o mesmo sobre uma máquina com um Intel Pentium de 1990 modificado para correr a apenas 1MHz. Este valor corresponde a cerca de 223 vezes menos a velocidade recomendada para o sistema operativo.
Não existe nenhum motivo prático para colocar o Windows XP neste formato, para além do simples facto de ver se é possível. E segundo o utilizador, realmente é… mas lento como seria de esperar.
De acordo com NTDev, o sistema terá demorado mais de três horas apenas para iniciar e arrancar para o Ambiente de Trabalho. Para se ter uma ideia, um processador de 1 MHz fica mesmo abaixo do que seria necessário para utilizar o Windows 3.0 de 1990.
O utilizador terá ainda conseguido colocar o programa de análise da velocidade do processador aberto no ambiente de trabalho, a demonstrar a velocidade real do processador, isto antes do sistema falhar com o típico ecrã azul.