Brave Search lança nova ferramenta para criar e partilhar rankings de pesquisa
Os motores de pesquisa são ferramentas indispensáveis para muitos, que ajudam a encontrar os conteúdos que necessita pela Internet. No entanto, existe também uma grande percentagem de utilizadores que se encontram preocupados com o facto que os algoritmos usados pelos mesmos podem ser algo tendenciosos.
É aqui que entra o Brave Search, uma alternativa que pretende ser privada, ao mesmo tempo que justa na hora de apresentar resultados de pesquisa. Dos criadores do navegador com o mesmo nome, o Brave Search tem vindo a melhorar consideravelmente as suas funcionalidades nos últimos meses, tendo mesmo saído da fase “Beta”.
E agora a plataforma pretende que qualquer utilizador possa criar o seu próprio “algoritmo”, com base nas mais variadas tendências, mas que seja de forma clara.
Apelidada de “Googles”, esta nova funcionalidade do Brave Search permite que sejam os próprios utilizadores a alterarem a classificação de sites nos resultados de pesquisa, partilhando essa tendência de resultados com outros utilizadores que também procurem o mesmo.
Por exemplo, usando o “Googles”, os utilizadores podem criar uma tendência para serem apresentados resultados de pesquisa sobre um determinado tema mais focado em blogs, invés de sites de noticias generalistas.
A Brave acredita que este sistema pretende ser uma alternativa mais clara aos algoritmos que o Google e o Bing usam nas suas plataformas, que além de serem pouco transparentes, também podem acabar por prejudicar a visibilidade de determinados websites nos resultados de pesquisa.
É esperado que este sistema possa tender para os dois lados, seja isso bom ou mau. Dependendo do sistema que seja criado, os Googles podem levar os utilizadores a terem uma visibilidade mais limitada sobre um determinado tema, focando apenas em fontes especificas invés de conteúdos mais expandidos sobre um determinado tema.
No entanto, o objetivo passa mesmo por fornecer uma forma transparente e clara de os utilizadores poderem criar os seus próprios algoritmos de pesquisa, e partilhem os mesmos com a comunidade em geral.