DuckDuckGo em tendência de queda nos últimos meses
O DuckDuckGo prima-se por ser uma alternativa mais privada a motores de pesquisa como o Google, evitando o tracking e publicidade associados. Durante bastante tempo este motor de pesquisa foi visto por muitos como uma das melhores alternativas à bolha da Google, mas parece que essa ideia tem vindo a cair um pouco.
Durante o ano passado, o DuckDuckGo confirmou ter atingido novos recordes de pesquisas diárias, com mais de 100 milhões de pesquisas. No entanto, passando para 2022, parece que os números estão agora a cair.
Se analisarmos os dados fornecidos pela plataforma, entre Janeiro de 2022 e Junho de 2022 a plataforma passou de 100 milhões de pesquisas mensais para cerca de 93 milhões. O próprio crescimento da plataforma também tem vindo a ser mais reduzido nos primeiros meses do ano.
Um dos motivos apontados por muitos para a queda de popularidade do DuckDuckGo encontra-se na falta de inovação que a plataforma tem vindo a colocar para os utilizadores. A mesma foca-se sobretudo nas pesquisas, mas ao longo dos meses praticamente não foram reveladas novidades sobre a mesma, o que acaba por não atrair os utilizadores – sejam novos ou não.
Além disso, o surgimento de outras plataformas alternativas, como é o caso do Brave Search, também levaram a que os utilizadores optassem por serviços que teriam mais funcionalidades e atualizações constantes, invés de algo que tem estado parado no tempo.
Caso a tendência se mantenha, poderemos vir a registar ainda mais quedas ao longo dos próximos meses.