Facebook pode estar a preparar grandes mudanças para competir com o TikTok
A Meta encontra-se a sentir a pressão de plataformas como o TikTok, apesar de ter vindo a tentar lançar as suas próprias alternativas. E parece que Mark Zuckerberg pode agora adotar algumas mudanças drásticas com esta ideia em mente.
De acordo com os mais recentes rumores, a Meta encontra-se a ponderar fazer uma reformulação completa no Facebook e no seu feed principal, que terão alterações drásticas nos conteúdos que são recomendados para os utilizadores, e podem tornar a plataforma algo mais similar com o que se encontra no TikTok.
De acordo com o portal The Verge, citando um memorando interno da empresa, estas alterações encontram-se atualemente em análise pela empresa, mas ainda sem nada em concreto de serem implementadas para os utilizadores finais.
O documento refere que a plataforma pode alterar o seu modelo de recomendações para um formato conhecido como “Discovery Engine”, que iria tornar as recomendações mais aproximadas com o que se encontra no Feed principal do TikTok.
Com esta mudança, os utilizadores poderiam começar a ver mais conteúdos de criadores ou utilizadores desconhecidos, sobretudo sobre conteúdos do Reels, invés de verem os conteúdos de amigos e familiares. A mudança é considerável, sobretudo se tivermos em conta que, no passado, a rede social realizou mudanças para focar mais em amigos e familiares – bem como nos conteúdos dos mesmos.
Além disso, estas mudanças podem ainda passar por trazer de volta o Messenger para a app principal do Facebook – novamente com a ideia de incentivar a participação dos utilizadores na plataforma e de criar este “Discovery Engine”.
De relembrar que esta não é a primeira vez que o Facebook analisa a possibilidade de alterar a forma como os conteúdos são recomendados para os utilizadores. Ainda em Abril deste ano Zuckerberg afirmava que a empresa estava a preparar mudanças na forma como os conteúdos seriam recomendados, passando a adotar mais a Inteligência Artificial para esta tarefa.
Seja como for, o documento interno aponta claramente a ideia que o Facebook pretende acompanhar as tendências do mercado, e competir diretamente com o TikTok ao ponto de estar a ponderar grandes mudanças na sua própria plataforma para tal.