Meta acusada de discriminação pelas suas ferramentas de publicidade
As autoridades dos EUA revelaram uma nova multa contra a Meta, relacionada com os algoritmos da empresa e a tendência dos resultados apresentados pelos mesmos.
De acordo com as autoridades, a Meta terá aplicado algoritmos que poderão bloquear certos utilizadores de verem conteúdos publicitários com base na sua nacionalidade, religião, sexo ou outros traços que são considerados discriminatórios. Mais concretamente, a Meta encontra-se a ser acusada de violar a lei conhecida como Fair Housing Act (FHA), que protege os utilizadores que estão à procura de comprar ou arrendar uma propriedade de atos discriminatórios.
O caso encontra-se focado sobretudo em publicidade relacionada com a venda e arrendamento de propriedades, que são realizadas sobre as redes sociais da empresa. A empresa é assim acusada de limitar a visibilidade desta publicidade para os utilizadores com base em vários aspetos considerados como discriminatórios – violando a FHA.
Ao que parece, a própria Meta parece ciente deste problema, já que terá concordado em pagar 115.054 dólares relativamente ao caso, de forma a terminar o mesmo. A empresa também confirmou que vai realizar mudanças no seu algoritmo para evitar que sejam aplicadas discriminações na apresentação de publicidade sobre as suas plataformas.
Apesar de o valor da multa ser relativamente pequeno para uma empresa como a Meta, as autoridades encontram-se limitadas neste ponto tendo em conta que o valor corresponde ao máximo que pode ser aplicado pela violação da lei.