Meta pode estar a criar sistema de publicidade focada em privacidade

A Meta encontra-se longe de ser uma das plataformas que os utilizadores vejam como amiga da privacidade digital. Afinal de contas, todo o negócio de publicidade da Meta baseia-se na recolha de dados pessoais dos utilizadores para fins de publicidade direcionada.

No entanto, com a constante pressão que a empresa tem vindo a sentir, parece que agora vai desenvolver uma nova plataforma mais focada na vertente da privacidade – ou pelo menos segundo esta diz ser.

De acordo com o portal Insider, a Meta encontra-se a desenvolver um novo sistema de publicidade com “anúncios básicos”, que não iriam basear-se nos dados pessoais dos utilizadores, mas ainda iriam permitir que fossem apresentados anúncios aos mesmos com base noutros fatores.

Esta nova plataforma ainda se encontra em desenvolvimento, portanto para já nada de concreto foi revelado pela Meta. O objetivo da plataforma seria focar-se em marcas que pretendem mais distribuir o seu nome pelo mercado, e não tanto direcionar produtos para utilizadores específicos.

A publicidade que seria distribuída por este sistema iria ser totalmente anónima para os anunciantes, portanto estes não teriam forma de recolher ou usar os dados pessoais dos utilizadores para personalização.

De relembrar que os rumores sobre uma plataforma deste género não são recentes. Na verdade, no início do ano existiam rumores que a Meta estaria a desenvolver algo neste sentido, mas nada confirmado – os detalhes agora revelados parecem reforçar ainda mais essa ideia e em como o projeto encontra-se em desenvolvimento interno.

Obviamente, o objetivo final para a Meta seria continuar a obter rendimentos por parte da publicidade, permitindo que os anunciantes continuem a apresentar a sua publicidade, mesmo que seja de formato não direcionado – o que acaba por rentabilizar a empresa no final.